Dra. Regiane, presidente nacional da ABRAPEE, participa do XXXVI Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

No dia 24 de maio de 2022, aconteceu o XXXVI Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil e nossa presidente nacional, Prof. Dra. Regiane Souza Neves, participou da abertura. O convite aconteceu por sua dedicação em desenvolver pesquisas neste campo de atuação e nesta fase de ensino. Sendo que algumas de suas pesquisas lhe renderam publicações importantes, que são: Desafios atuais da educação infantil, onde o discurso e a prática se encontram (artigo publicado em 2015); Educar e cuidar: o papel do professor na Educação Infantil - uma reflexão a cerca dos Referenciais Curriculares Nacionais (artigo publicado em 2016); A formação de professores da Educação Infantil no Brasil – a história através dos tempos (livro publicado em 2017).

"Falar sobre a formação de professores na educação infantil é uma satisfação pessoal e profissional, uma vez que este tema tem sido amplamente debatido por pesquisadores e formadores, surgindo inúmeras propostas e tendências de formação. É importante lembrar que em sintonia com as diversas fases da história da educação brasileira, preconizando mudanças estruturais nas formas de ensinar e aprender, influenciadas pelas novas concepções como as da escola nova, o tecnicismo, o construtivismo e o sócio-interacionismo, muitas foram às ideias surgidas quanto à formação e profissão docente. Além disso, os desafios que este nível de ensino nos demanda é sem dúvidas algo para refletirmos constantemente e com responsabilidade. Por isso, me sinto grata por mais uma vez ter a oportunidade de compartilhar minhas ideias com tantas pessoas empenhadas em fazer da educação infantil um marco real no desenvolvimento das nossas crianças.", disse nossa presidente nacional, Prof. Dra. Regiane Souza Neves.

O processo de enfrentamento dos desafios na promoção da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica mobilizou participantes de Fóruns de Educação Infantil de diferentes estados brasileiros na constituição de uma atuação conjunta em torno do fortalecimento da Educação Infantil enquanto campo de conhecimentos, de atuação profissional e de política educacional pública.

Trata-se da necessidade de ampliação das redes, da melhoria da qualidade dos serviços, da efetiva integração aos sistemas de ensino, do direcionamento dos recursos financeiros, da definição de normas para credenciamento e regularização do funcionamento dessas instituições, bem como da exigência de formação adequada de seus profissionais e do respectivo embasamento conceitual consistente.

Desde sua primeira reunião, os participantes do MIEIB, professores, gestores, pesquisadores e organizações da sociedade civil compartilham o princípio da não institucionalização do movimento, justamente para preservar seu caráter de movimento social. Defendem a abertura permanente à participação dos interessados e reconhecem a pluralidade de ideias e livre expressão das mesmas. O MIEIB caracteriza-se por ser uma organização autônoma, de caráter interinstitucional e suprapartidário, comprometida com a educação infantil, tanto no que se refere a defender a garantia do acesso a um atendimento de qualidade para todas as crianças de 0 a 6 anos, quanto em fortalecer esse campo de conhecimentos e de atuação profissional no Brasil.

Nesses quase 18 anos de atuação, o MIEIB participou de momentos históricos na luta pelos direitos da infância, especialmente no que se refere à educação infantil. Dentre as conquistas é importante citar sua contribuição para o reconhecimento da educação infantil como primeira etapa da educação básica, a inclusão da educação infantil no financiamento da educação básica, a organização das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil (DCNEIs), a organização dos parâmetros nacionais de qualidade para as instituições de educação infantil, a elaboração do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), a elaboração da Política Nacional de Educação Infantil do Campo, entre outras. O MIEIB também tem contribuído diretamente com a organização dos planos municipais e estaduais de educação, levando a pauta da educação infantil.



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