Dicas de Filmes e Séries

A Juíza 

O filme, que ganhou o Prêmio BAFTA de Melhor Documentário, conta a vida e carreira de Ruth Bader Ginsburg, conhecida popularmente como RBG. Marcada por uma vida lutando contra a desigualdade de gênero, Ginsburg foi a segunda juíza a ser apontada para a Suprema Corte norte-americana e se formou em Harvard. Lidando com obstáculos para ocupar posições no ramo do direito como mulher, judia e mãe ainda na metade do século 20, ela venceu diversos casos nos tribunais dos Estados Unidos que contribuíram para a construção de direitos para as mulheres. Recentemente, RBG se tornou símbolo de movimentos feministas, especialmente na garantia de direitos reprodutivos e de paridade de gênero. 


As Nadadoras 

A história das irmãs Yusra e Sara Mardini, contada no recém lançado filme da Netflix, é tudo menos convencional. Com o começo da guerra na Síria, as irmãs – representadas pelas atrizes Manal e Nathalie Issa – se viram obrigadas a fugir sozinhas para a Alemanha para conseguirem ter um futuro e continuar treinando natação. Yusra, a mais nova das duas, tinha o sonho de competir nas Olimpíadas pela Síria, objetivo que estava ameaçado.


Radioactive 

Dirigido por Marjane Satrapi, autora de “Persépolis”, o longa-metragem conta as dificuldades de mulheres na ciência e, especialmente, da mulher que descobriu a radiação. Curie, além de responsável por importantes descobertas científicas junto de seu marido, Pierre, foi a primeira mulher a receber dois prêmios Nobel e a primeira professora da Universidade de Sorbonne. Apesar disso, enfrentou vários desafios para conseguir trabalhar como cientista, sendo o principal deles ter que se mudar da Polônia para a França para estudar.


As Sufragistas 

O filme “As Sufragistas”, dirigido por Sarah Gavron, ilustra o movimento pelo voto feminino no Reino Unido do início do século 20. Mesmo após anos de manifestações pacíficas, o grupo das sufragistas somente passou a chamar atenção da sociedade inglesa ao praticar atos de desobediência civil, quebrando patrimônio como vidraças e caixas de correio. A protagonista Maud Watts, interpretada por Carey Mulligan, é uma das mulheres que precisam lidar com pressões para deixar o movimento. Assim, o longa conta histórias de mulheres que, reconhecidas como radicais, tiveram que fazer sacrifícios para não se sujeitar à repressão masculina.


Estrelas Além do Tempo 

Uma história baseada em fatos reais digna de nossa admiração. O filme narra a história de três mulheres negras que tentam provar a sua competência em plena Guerra Fria, ao trabalharem na NASA. É uma narrativa emocionante e que foi indicada a diversos prêmios.


Valente (animação)

Essa animação pode ser ótima para você assistir com os filhos. O filme infantil conta uma história de uma garota que aprende a lutar e batalhar pelo que ela deseja.


Felicidade por um fio

Um dos filmes que surpreende quem assiste, Felicidade por um Fio aborda diferentes questões do mundo, como casamento, necessidades pessoais, trabalho, família, amigos, sentimentos e emoções a flor da pele e como o cabelo faz parte disso.


Anne with an “E”

A série se passa em 1908 e retrata a história de um casal de irmãos que resolve adotar um menino para ajudá-los nas tarefas de sua fazenda. No entanto, por conta de um engano, recebem Anne (Amybeth McNulty), uma ruiva órfã cheia de imaginação e que parece viver em um mundo diferente. Apesar de todas as adversidades, Anne sempre consegue superar seus desafios e provar que pode ser ela mesma, mesmo que não seja o que esperam dela. Recheada de mulheres fortes, a trama traz outras referências importantes por meio da figura feminina. Apesar de ser baseada na série de livros Anne de Green Gables, escrita por Lucy Maud Montgomery em 1908, a versão televisiva conta com temas bastante atuais, como homossexualidade, preconceito, adoção e feminismo.


O Gambito da Rainha

Uma órfã prodígio do xadrez luta contra vícios enquanto enfrenta os maiores enxadristas do mundo.


As três irmãs (coreano)

Três irmãs que cresceram sozinhas e na pobreza se envolvem em uma conspiração com pessoas poderosas.


Clube das Mães (coreano) - Green Mother's Club

A trama acompanha cinco mães - Lee Eun-pyo (vivida por Lee Yo-won ), professora universitária, casada com um detetive da polícia da cidade e mãe de dois garotos; Byun Chun-hee (vivida por Choo Ja-hyun ), ex-enfermeira, casada com um médico anestesista, mãe de um casal de filhos e muito popular na escola deles; Seo Jin-ha (vivida por Kim Gyu-ri ), artista plástica famosa, casada com um francês que trabalha em uma empresa farmacêutica em carga de chefia, e mãe do garoto; Kim Young-mi (vida por Jang Hye-jin), dona de casa, casada com um diretor de cinema, mãe de um casal de filhos e que valoriza a conexão emocional com os filhos; e Park Yun-joo (vida por Joo Min-kyung), trabalha num mercadinho, casada com um funcionário do marido de Jin-ha, mãe de uma garota e prima de Eun-pyo - cada uma com seus problemas pessoais, que vive uma competição ilimitada numa comunidade escolar, onde cada mãe representa um inimigo entre elas gerando inveja diante da capacidade de cada filho em mostrar ser ou não um gênio, então a amizade é feita por interesses diversos mas nunca por afetividade e confiança, quando um suicídio acontece todos os cinco podem ser considerados “culpados” comprovados por nutrirem um sentimento de inveja pela morte e a partir desse incidente outros dramas de seus passados ​​vêm à tona. A série é emocionante, intrigante e impactante.


A Diplomata

Em meio a uma crise internacional, uma diplomata de sucesso precisar lidar com a carreira de embaixadora e um conturbado casamento com um político influente.


Maid

Com problemas financeiros e familiares, Alex deixa para trás um relacionamento abusivo e encontra um emprego como faxineira para sustentar sua filha e construir um futuro para as duas.


É tudo meu (coreano)

Duas mulheres presas em uma vida de luxo e mentiras decidem ser felizes custe o que custar.


A vida e a história de Madam C.J. Walker 

Madam C. J. Walker foi uma empreendedora americana, filantropa e ativista política e social. Ela é registrada como a primeira mulher que se tornou milionária nos Estados Unidos no Guinness Book of World Records.


The Good Bad Mother (coreano)

Um acidente trágico deixa um ambicioso promotor com a mente de uma criança. Agora, ele e a mãe precisam viver uma jornada rumo à reaproximação.


Dra. Cha (coreano)

Vinte anos depois de abandonar a carreira na saúde, uma dona de casa luta para encontrar seu lugar no ambiente cheio de surpresas da residência médica.


Borgen

Série sobre a trajetória de Birgitte Nyborg, a carismática Primeira-Ministra da Dinamarca.


Queenmaker (coreano)

Queenmaker, lançado pela Netflix em abril deste ano, chamou a atenção de quem gosta das produções do gênero, ao apresentar protagonismo feminino, muita tensão e conflitos com figuras envolvidas em assuntos do governo. Em Queenmaker, Hwang Do Hee (feita pela atriz Kim Hee-ae) é uma respeitada consultora de relações-públicas que trabalha na campanha política de Oh Seung Sook (Moon So-ri), uma advogada de direitos trabalhistas, que pretende vencer a disputa para se tornar prefeita de Seul. 


O Bonde (coreano)

Com dilemas morais e intrigas, o drama da Netflix O Bonde, lançado em 2022, acompanha a trama de Kim Hye-joo (Kim Hyun-joo), a esposa de um membro da Assembleia Nacional coreana que se envolve em um incidente gravíssimo para sua reputação, e que coloca a família sob os holofotes da mídia. Quando a polêmica revela um segredo do passado que influencia o casal, isso afeta totalmente a carreira do esposo de Hye-joon, que é um deputado promissor no governo do país. A relação de ambos fica fragilizada, e suas vidas privadas são expostas; o que leva os dois a lidarem com as consequências juntos. O Bonde tem 16 capítulos no total.


Chefe de Gabinete (coreano)

Chief of Staff mergulha em conflitos governamentais, jogos de estratégia, corrupção e as relações de interesse com os demais personagens. 


Lembrança da Semana

Eleições 2024: PSB disponibiliza o nome da Drª Regiane Souza Neves como opção à pré-candidatura de vice-prefeita de Osasco

É com muita gratidão que recebo a manifestação do PSB, pela confiança e indicação do meu nome como disponibilidade à uma pré-candidatura de ...